terça-feira, 20 de julho de 2010

Bioarte10+1
Projecto/Residência Artistica em S. Vicente - Ilha da Madeira
Artistas envolvidos:
Cristina Ataíde,Susana Anágua,Susana Gaudêncio,Soraya Vasconcelos,Sara santos,Marco Fagundes,Gonçalo Martins, Silvio Cró, Desidério Sargo.

Projecto de Arte Pública, no parque urbano da Vila dSão Vicente mostra 'BioArte10+1'


São Vicente recebe residência artística no parque urbano da vila

Victor Hugo

Ferramentas

+A A -A

Interessante

Achou este artigo interessante?



Select ratingCancelar o voto1/52/53/54/55/5

Cancelar o voto1/52/53/54/55/5.



.Fixe o nome: BioArte10+1. Trata-se de uma exposição inédita que poderá ver no parque urbano da vila de São Vicente a partir de 19 de Junho e até 4 de Julho. A 'residência artística' tem como o objectivo reutilizar materiais com o estatuto de 'destroço' ou 'vestígio', resultantes da recente tragédia natural que assolou São Vicente, que embora considerados 'resíduos', 'entulho' ou 'lixo', são passíveis de sofrer uma potencial reanimação simbólica.

Em jeito de repto lançado a vários artistas - Susana Anágua, Susana Gaudêncio, Marco Fagundes, Cristina Ataide, Soraya Vasconcelos Silvio Cró, Desidério Sargo e Gonçalo 76 Martins -, a autarquia vicentina pretende explorar vários itens como a 'sustentabilidade enquanto preocupação com os recursos naturais e impacto ambiental, a harmonia entre homem e natureza, a construção a partir do cenário de 'destruição diluviana'.

São estes os considerandos apresentados por Jorge Romeira, presidente da autarquia que ainda refere 'o repensamento do papel da Arte Pública' e o seu estatuto de responsabilidade social.

Os destroços foram actualmente reunidos pelos serviços da autarquia (madeira, ferro, entulho e afins), enquanto potencial matéria-prima para a construção do conjunto de intervenções de grande escala que figurarão no parque urbano da vila.

Subjacente à iniciativa a edilidade tenta promover a interacção com a população local, a fim de despertar a curiosidade e de potenciar o impacto da criação artística no 'ecossistema social', atendendo que a mesma será promovida a proximidade entre os artistas e a população.

Nesse sentido, aquando da inserção das obras no local, os munícipes poderão participar auxiliando os artistas. Neste projecto está contemplada a participação de alunos com necessidades especiais, do Centro de Actividades Ocupacionais de São Vicente, sob tutela da Direcção Regional do Ensino Especial e Reabilitação, enquanto auxiliares e assistentes dos artistas.

A importância e 'responsabilidade' que lhes será incutida para além de uma acção de grande poder pedagógico, traduz uma vontade real de inclusão por parte da organização

e São Vicente.

Sem comentários: